A Importância da Negociação e suas Técnicas

A arte da negociação é de suma importância para o ser humano. Desde quando nem se sabe falar, um bebê negocia com seus pais através da possível comunicação que ele tem. Quando criança, é muito interessante como não se aceita uma resposta negativa àquilo que se deseja, questionando o motivo daquela decisão tomada pela outra parte negociante. Por isso e outros aspectos, no trabalho (LANG, 2019), as crianças são chamadas de melhores negociadores do mundo.

 

Mas com o passar do tempo, a maioria das pessoas perde essa habilidade de negociar, devido à vergonha de pedir algo ou questionar os motivos e com medo do que os outros irão julgar. Assim, acabam perdendo muitas oportunidades. Por exemplo, não negociam valores de contrato em imobiliárias, cláusulas, formas de pagamento ou até mesmo prazos por medo de questionar a outra parte. Por isso se faz necessário que as pessoas busquem conhecimento nessa área, a fim de sentirem-se mais satisfeitas com o resultado ao fim de uma negociação.

 

E por conta disso, existem diversas técnicas para resolver esse problema. Uma dessas técnicas é a chamada Negotiation Map, título do livro do autor Rodrigo Lang, que consiste justamente em mapear o resultado e condições desejadas para que haja satisfação em uma negociação (LANG e MAGALHÃES, 2019). Através dela, você define o que deseja e o que você pode ceder, além de definir uma faixa de valor a ser pago pelo serviço. Essa técnica garante que as duas partes saiam satisfeitas de uma negociação, desde que o mapeamento tenha sido feito com bom senso, não pensando em extorquir a outra parte.

 

Outra técnica da negociação é a ancoragem. Este método, descrito no trabalho (LANG, 2020), mostra a importância de fazer a primeira oferta. Pois, ao se fazer isso, está sendo fixado um valor dentro do assunto discutido e, a partir disso, todas as outras ofertas estarão ao redor deste valor, como uma âncora. É interessante como essas e outras técnicas podem ser aplicadas em diversas situações, não somente em negociações envolvendo dinheiro. 

 

Por exemplo, é possível gerar situações para que as pessoas tenham atitudes tendenciosas àquilo que se deseja. Um meio de se enxergar isso é o posicionamento das pessoas dentro de um auditório ou sala de aula. Geralmente, há concentrações de pessoas em partes do auditório, isso se deve ao fato das pessoas não ficarem tão isoladas das outras pessoas. Portanto, se é desejo que haja concentração de pessoas em certo espaço dentro da sala, é possível que isso aconteça através da utilização de um grupo de pessoas escolhidas para intencionar a localização do restante do público. Colocando essas pessoas escolhidas para estarem divididas no espaço desejado. Portanto, para lidar com pessoas e público, as técnicas de negociação também se fazem pertinentes.

 

Viu-se então que há possibilidades de se utilizar as técnicas em diversas áreas. Com isso, toda essa discussão mostra um pouco da importância de se negociar e suas aplicações. A arte da negociação não está atrelada somente a algumas profissões ou cargos, mas sim, a todos. Sendo possível, depois de buscar a capacitação, aplicar diversas técnicas em alguma área desejada, como nos relacionamentos familiares e trabalho. Cabe, então, a cada um buscar se desenvolver nessa área e colher os resultados. 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

LANG, R. Os Melhores Negociadores do Mundo. BBI of Chicago, 2019. Disponível em: https://bbialunos.com/pluginfile.php/40431/mod_resource/content/6/Artigo%204%20-%20Os%20Melhores%20Negociadores%20do%20Mundo.pdf. Acesso em: 03 maio 2022.

 

LANG, R. O PIB da Mondóvia do Norte. BBI of Chicago, 2020. Disponível em: https://bbialunos.com/pluginfile.php/40453/mod_resource/content/6/Artigo%202%20-%20O%20PIB%20da%20Mondo%CC%81via%20do%20Norte.pdf. Acesso em: 03 maio 2022.

LANG, R.; MAGALHÃES, J. Negotiation Map. I. ed. [S.l.]: [s.n.], 2019.