R$23.670,00 R$10.470,00
Não consome seu limite
Caso você não esteja satisfeito, você poderá solicitar o cancelamento em até 07 dias após o início do programa, tendo reembolso integral dos seus valores pagos.
ESG de Alto Impacto concentra-se em questões financeiras e de transparência institucional ao nível das organizações, tais como: em como elas decidem sobre sua estrutura de capital (e.g., emissão de ações versus dívida de curto ou longo prazo), de que forma novas empresas podem levantar capital e a governança das empresas.
Neste curso, os alunos desenvolvem uma compreensão das questões gerais, avaliações econômico-financeiras munidas de qualidades ESG e de impacto socioambiental, das escolhas que as firmas, organizações e projetos enfrentam e como essas escolhas influenciam o desempenho, avaliação e risco dessas mesmas empresas.
Compreender conceitos básicos sobre integração ESG, aplicáveis a diferentes contextos e classes de ativo. Destacar quem são os atores envolvidos no processo, como provedores de informação, provedores de ratings, investidores, empresas e entre outros. Apresentar quais são os principais temas ambientais, sociais e de governança corporativa materiais para empresas e investidores.
Capacitar o aluno a decidir quais abordagens de investimento responsável podem ser integradas em diferentes contextos, produtos e ferramentas disponíveis; a compreender de forma prática o processo de avaliação ESG de empresas e integração na análise financeira. Aprofundar junto ao aluno os conceitos, processos e princípios para rotulagem de títulos verdes, sociais e sustentáveis.
Dotar o aluno de ferramental para fazer análise climática para empresas, setores e portfólios, através de ferramentas de vanguarda utilizadas no mercado; compreender e identificar Negócios de Impacto e suas estruturas; entender e reconhecer o ecossistema de impacto, atores, dinâmica e seus respectivos papéis; ser capaz de estruturar avaliação de negócios de impacto bem como os instrumentos financeiros para servi-los; identificar e avaliar indicadores de impacto socioambiental positivo e utilizar de ferramentas de gestão de projetos e de contas financeiras para articulações de programas de impacto.
Este curso foi desenvolvido para todos os profissionais que queiram trabalhar e se destacar em um mundo onde as pautas sobre meio ambiente, governança e sustentabilidade vêm se tornando cada vez mais relevantes na sociedade, influenciando o mercado de forma geral.
Analistas, coordenadores e gerentes do setor industrial, do setor de serviços e do mercado financeiro, precisam mais do que nunca desenvolver essa competência.
O programa é dividido em 11 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada duas semanas. Possui 24 meses de duração, sendo 6 meses destinados para a conclusão da avaliação final.
Formado por 360 horas de conteúdo 100% online, incluindo vídeos, materiais adicionais e sugestões de exercícios.
90% do conteúdo encontra-se em português e 10% em inglês – devido a exigências da certificação internacional. Todas as videoaulas são em português, sendo o conteúdo em inglês restrito a artigos ou conteúdos extras.
Bate-papo ao vivo com os professores.
*1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação lato sensu com 360 horas de conteúdo.
*1 Certificado Internacional emitido pelo BBI of Chicago válido como curso de extensão.
Para concluir o treinamento, deverão ser pagas 30 mensalidades, que correspondem ao tempo de acesso ao conteúdo do curso.
Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso, enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Compreender conceitos básicos sobre integração ESG, aplicáveis a diferentes contextos e classes de ativo; entender motivações de empresas, investidores e sociedade civil por trás da integração de temas ESG; destacar quem são os atores envolvidos no processo, como provedores de informação, provedores de ratings, investidores, empresas e entre outros; entender quais são as geografias onde a integração ESG é mais relevante e quais são as abordagens predominantes; entender o contexto de integração de temas ESG no Brasil, tamanho do mercado e crescimento recente; estudar as principais referências na literatura que trata de correlação sobre o desempenho ESG de empresas e seu desempenho econômico-financeiro, assim como contrapontos a essa visão; destrinchando os temas ambientais, sociais e de governança corporativa. Temas ambientais: uso de recursos naturais, ecossistemas, biodiversidade, gestão de resíduos e economia circular; temas sociais: impactos em stakeholders internos e externos; governança corporativa: teoria do agente principal, accountability, boas estruturas de governança, direitos de minoritários e integridade; mudanças climáticas e seus impactos socioeconômicos; apresentar quais são os principais temas ambientais, sociais e de governança corporativa materiais para empresas e investidores; discutir boas práticas de governança corporativa; criar literacy em finanças climáticas, que será aprofundado em módulo posterior; apresentar quais as principais abordagens existentes para integração ESG nos investimentos; apresentar cases práticos de fundos de investimento que adotam as abordagens listadas; discutir pontos fortes e pontos fracos dentro de cada uma das abordagens descritas; capacitar o aluno a decidir quais abordagens de investimento responsável podem ser integradas em diferentes contextos, produtos e ferramentas disponíveis.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Discussão de conceitos sobre criação de valor tangível e intangível para as empresas; apresentar o histórico da sustentabilidade e do ESG no âmbito empresarial; apresentar estratégias de ESG que criam valor para as empresas e seus stakeholders, explorando o conceito da teoria dos stakeholders e da criação de valor compartilhado; capacitar o aluno a desenvolver o processo de materialidade para definição dos temas ESG a serem priorizados por uma empresa; apresentar os principais ratings que medem o desempenho ESG das empresas, suas diferenças e aplicabilidade; introduzir o conceito das mudanças climáticas no âmbito do posicionamento empresarial; apresentar ao aluno os principais aspectos relacionados a sustentabilidade no âmbito empresarial e; capacitar o aluno para construção de uma estratégia efetiva de melhoria do desempenho ESG de uma empresa.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Introduzir o aluno ao conceito de instrumentos financeiros ESG; apresentar principais taxonomias para rotular esses produtos; Introduzir cases reais de produtos que receberam esse tipo de rótulo; aprofundar junto ao aluno os conceitos, processos e princípios para rotulagem de títulos verdes, sociais e sustentáveis; preparar o aluno para atuar na emissão ou avaliação desse tipo de instrumento; apresentar cases de sucesso e cases não tão bem-sucedidos sobre esse tipo de instrumento; apresentar conceitos de fundo de investimento com rótulo ESG e cases reais; apresentar a regulação brasileira sobre estes fundos e apresentar ao aluno as motivações, políticas e processos para integração ESG em bancos de desenvolvimento nacionais e internacionais.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Apresentar ao aluno conceitos básicos da literatura de finanças climáticas; apresentar as consequências econômicas das mudanças no clima; discutir principais marcos, ações e compromissos adotados com base e no contexto das mudanças climáticas; apresentar o Acordo de Paris, metas climáticas dos países e como influenciam as decisões das empresas; introduzir ferramental utilizado para avaliar o desempenho climático de empresas; apresentar conceitos-chave sobre mercados de carbono, o status atual dessa discussão no mundo e implicações no caso brasileiro; discutir como a precificação de carbono pode afetar o desempenho econômico-financeiro de empresas e setores e dotar o aluno de ferramental para fazer análise climática para empresas, setores e portfólios, através de ferramentas de vanguarda utilizadas no mercado.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Apresentar e provocar reflexões sobre as hipóteses e valores prevalecentes na compreensão da visão ESG em Finanças; apresentar as finanças comportamentais dentro da visão ESG contrapondo-se, mas não necessariamente sendo melhor, às Finanças Racionais.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Conhecer a origem da classificação e características esperadas de intervenções de Impacto; reconhecer negócios de impacto; compreender diversidade de atores do ecossistema de impacto e suas funções; comparar e diferenciar organizações de impacto de ações ESG e entender o espectro financeiro como guia de investimentos e suas nuances.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Compreender storytelling no produto/serviço; reconhecer propensão ao consumo do cliente desse segmento; compreender particularidades de margem de operação, tipos de despesas de impacto e as alavancas do impacto do lado de dentro; conhecer "por cima" o universo contábil de cooperativas e ONGs; timing de investimento e acompanhamento de Impacto e; a taxa de desconto apropriada.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Valorizar o papel de dinamizadores de impacto e inovações financeiras nascentes; conhecer instrumentos de dívida para impacto; entender diferenciação de VCs de Impacto; comparar instrumentos regulares do mercado com aqueles voltados para impacto e; construir instrumentos que beneficiem o impacto a se gerar.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Compreender a complexidade de programas territoriais e os atores envolvidos; comparar com iniciativas de impacto pontuais; conhecer técnicas de articulação local e solução de conflitos; conhecer métodos de seleção de cadeias produtivas e construir planejamento de possíveis intervenções e; analisar e construir protótipos de mensuração de impacto. Descrever o funcionamento de Fundos Filantrópicos; compreender e valorizar práticas de transparência; conhecer a legislação do setor e; analisar casos de necessidade de gestão e trazer melhores soluções.
CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Apresentar e provocar reflexões sobre as hipóteses e valores prevalecentes na compreensão das Finanças de Impacto; apresentar as finanças comportamentais dentro da visão de Finanças de Impacto contrapondo-se, mas não necessariamente sendo melhor, às Finanças Racionais.
CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)
Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Pós-graduação Lato Sensu
com certificado no Brasil e EUA*
CNPJ sob nº 33.012.007/0001-82
© 2018 by Business Behavior Institute of Chicago. All Rights Reserved.