Em todas as empresas, independente do segmento que atuem, o foco pelo atingimento de resultados é fator primordial. Para tanto, se faz necessário a execução de um planejamento de ações a serem efetuadas e a execução de suas respectivas análises. Tal fato justifica-se uma vez que tal processo fomenta o entendimento de quais estratégias deverão ser implementadas e quais variáveis devem ser consideradas.
Tendo em vista a globalização e a evolução tecnológica, o trabalho individualizado é cada vez mais realidade nos ambientes corporativos. Diante disso, é fundamental que as lideranças explorem e desenvolvam um “espírito” de coletivo e incentivem o trabalho em grupo para a conquista de melhores resultados.
Mediante os argumentos citados e sabendo da importância do papel humano para a conquista dos resultados, o trabalho em questão vislumbra discutir a importância da construção de equipes de alta performance.
O valor de mercado de uma empresa é fortemente influenciado pelo conhecimento, pois a maior parte do capital intangível está nas pessoas (SOUZA DUTRA, 2016).
As equipes têm se tornado um grande destaque diante da comprovação que o capital humano é um fator importante para o atingimento de metas. A necessidade de buscar pelo máximo desempenho traz a obrigatoriedade de formação de equipes de alta performance, buscando a qualidade, produtividade e eficiência na execução.
Para Reis et al. (2007), são consideradas equipes de alto desempenho as que superam os padrões e limites convencionais e que apresentam resultados surpreendentes.
Diante disso, comprova-se que o líder deve conhecer detalhadamente sua equipe, a figura dele representa a visão da empresa no que diz respeito aos seus colaboradores e tem impacto direto no clima organizacional e dedicação das equipes.
Liderar trata-se da capacidade de transformar um grupo de pessoas em uma equipe e desenvolvê-la, fazer com que os integrantes efetuem as tarefas com entusiasmo, criatividade, motivação e engajamento de modo que os esforços gerados estejam alinhados aos objetivos da empresa (SOUZA DUTRA, 2016).
O conhecimento e aplicabilidade dos conceitos apresentados durante as aulas foram de grande valia, independente do segmento ao qual estejamos atuando, podendo agregar valor à operação como também nos auxiliando no que tange a criação de um diferencial de mercado acerca de nossos concorrentes.
Tendo em vista a velocidade que as mudanças ocorrem se faz obrigatório, por parte das organizações, uma maior efetividade na formação de suas equipes de modo que os serviços/produtos ofertados, além de suprir uma necessidade, devem gerar uma experiência ao usuário.
Observa-se que a formação de equipes de alto desempenho possui impacto direto nos resultados das organizações e é fundamental para o atingimento dos objetivos preconizados pela alta administração, mas também para o crescimento da instituição e possibilidade de vislumbrar cenários de maior magnitude.
É perceptível que se trata de um grande desafio para as empresas, independente do porte e segmento. Trabalhar na evolução das equipes e considerar todas as variáveis exigirá um grande esforço e paciência de todos, entretanto, considerando cenários de médio e longo prazo, a implementação de tal estratégia se justifica e possibilita resultados que transcendem as expectativas iniciais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REIS, A.M.V. et al. Desenvolvimento de equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
SOUZA DUTRA, Joel. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências E Perspectivas. 2° Edição. São Paulo: Atlas, 2016.