A resolução de problemas complexos na Advocacia Empresarial Consultiva

A Advocacia Consultiva tem como objetivo entregar ao cliente a solução que melhor se adeque à legislação vigente e às suas possibilidades econômicas e estruturais. Os Advogados que atuam na área do Direito Empresarial são confrontados diariamente com os mais diversos tipos de problemas que se relacionam tanto com a atividade praticada pela empresa como com o atendimento das exigências legais ou com a própria estrutura societária.

 

Nesse contexto, são apresentados aos profissionais problemas extremamente complexos, cuja melhor solução e aconselhamento pode ser buscada através da metodologia dos Sete Passos para Resolução de Problemas Complexos, que sugere uma sequência de passos para afunilamento do problema, até a obtenção da resposta ou aconselhamento que se busca.

 

A primeira etapa deste método consiste em definir qual é o problema e identificar a sua causa raiz. No exercício da atividade jurídica, podemos alcançar este objetivo através da análise da legislação vigente, da doutrina disponível, bem como através da observação dos julgamentos já proferidos pelos Tribunais.

 

Definido o problema, passa-se a sua estruturação, que consiste na segmentação em partes menores e mais simples. Na sequência, essas partes são analisadas e classificadas por meio da atribuição de notas de acordo com os critérios de gravidade, urgência e tendência – metodologia Matriz GUT. Juntamente com a análise da Matriz GUT, podemos associar a técnica conhecida como Diagrama de Pareto ou Princípio 80/20, que ensina que 80% das consequências decorrem de 20% das causas (CAMARGO, 2018).

 

Identificadas as partes mais importantes para a solução do problema complexo, é chegado o momento de organização das análises e planejamento das ações que serão tomadas. Esse planejamento deve ser realizado pelo Advogado com base no arcabouço legal e jurisprudencial relacionado ao tema e, também, com base nas disponibilidades financeiras e estruturais do cliente, haja vista que de nada vale a identificação de uma solução perfeita que se mostre impraticável.

 

Com o problema identificado e analisado, e estabelecidas as soluções possíveis e sua classificação de importância, chega o momento de apresentar a solução ao cliente e realizar as recomendações que se fizerem necessárias. Para tanto, podemos utilizar a Estratégia da Pirâmide, por meio da qual estrutura-se a comunicação em três partes, sendo a primeira relacionada ao dizer da resposta de forma direta e objetiva, a segunda relacionada ao agrupamento e sumarização dos principais argumentos que sustentaram a resposta e a terceira relacionada à organização lógica das ideias que suportaram os argumentos.

 

Na atividade da advocacia, são exigidos dos profissionais atributos como conhecimento, planejamento e boa comunicação e os Advogados podem e devem se valer das melhores estratégias do mundo dos negócios para sua diferenciação e destaque no mercado de trabalho.

 

Adotar a metodologia dos Sete Passos para a Resolução de Problemas Complexos permite ao profissional encontrar a melhor recomendação a ser feita ao cliente, bem como realizar a sua comunicação de forma clara e eficaz, proporcionando-lhe a segurança e o atendimento desejados.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CAMARGO. Robson. Diagrama de Pareto: o que é e quando você deve usá-lo?. Robson Camargo Projetos e Negócios, 2018. Disponível em: <https://robsoncamargo.com.br/blog/Diagrama-de-Pareto-o-que-e-e-quando-vocedeve-usa-lo>. Acesso em 26.08.2021.

 

TORRES. Tatiana. Os Sete Passos da Resolução de Problemas Complexos. Business Behavior Institute of Chicago. 2021. Disponível em: https://bbialunos.com/pluginfile.php/64697/mod_resource/content/1/Apostila%20%20M%C3%B3dulo%202%20pos%20gestao.pdf. Acesso em 26.08.2021.