MBA em ESG de Alto Impacto

MBA Jr. em ESG de Alto Impacto

Início do curso

15 de abril de 2024

Duração:

18 meses (320 horas)

Valor

R$241,00 / mês em 24 meses.

Não consome seu limite

Satisfação Garantida

Caso você não esteja satisfeito, você poderá solicitar o cancelamento em até 07 dias após o início do programa, tendo reembolso integral dos seus valores pagos.

Apoio oficial

ontime_innovation-logo azul transparente

Onde estão nossos alunos?

Top Nine – Alumni BBI of Chicago – Primeiro Semestre de 2022

Informações

MBA Jr. em ESG de Alto Impacto

ESG de Alto Impacto concentra-se em questões financeiras e de transparência institucional ao nível das organizações, tais como: em como elas decidem sobre sua estrutura de capital (e.g., emissão de ações versus dívida de curto ou longo prazo), de que forma novas empresas podem levantar capital e a governança das empresas.

 

Neste curso, os alunos desenvolvem uma compreensão das questões gerais, avaliações econômico-financeiras munidas de qualidades ESG e de impacto socioambiental, das escolhas que as firmas, organizações e projetos enfrentam e como essas escolhas influenciam o desempenho, avaliação e risco dessas mesmas empresas.

Compreender conceitos básicos sobre integração ESG, aplicáveis a diferentes contextos e classes de ativo. Destacar quem são os atores envolvidos no processo, como provedores de informação, provedores de ratings, investidores, empresas e entre outros. Apresentar quais são os principais temas ambientais, sociais e de governança corporativa materiais para empresas e investidores.

Capacitar o aluno a decidir quais abordagens de investimento responsável podem ser integradas em diferentes contextos, produtos e ferramentas disponíveis; a compreender de forma prática o processo de avaliação ESG de empresas e integração na análise financeira. Aprofundar junto ao aluno os conceitos, processos e princípios para rotulagem de títulos verdes, sociais e sustentáveis.

Dotar o aluno de ferramental para fazer análise climática para empresas, setores e portfólios, através de ferramentas de vanguarda utilizadas no mercado; compreender e identificar Negócios de Impacto e suas estruturas; entender e reconhecer o ecossistema de impacto, atores, dinâmica e seus respectivos papéis; ser capaz de estruturar avaliação de negócios de impacto bem como os instrumentos financeiros para servi-los; identificar e avaliar indicadores de impacto socioambiental positivo e utilizar de ferramentas de gestão de projetos e de contas financeiras para articulações de programas de impacto.

 

Este curso foi desenvolvido para todos os profissionais que queiram trabalhar e se destacar em um mundo onde as pautas sobre meio ambiente, governança e sustentabilidade vêm se tornando cada vez mais relevantes na sociedade, influenciando o mercado de forma geral.

Analistas, coordenadores e gerentes do setor industrial, do setor de serviços e do mercado financeiro, precisam mais do que nunca desenvolver essa competência.

  • O programa é dividido em 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada duas semanas e possui 18 meses de duração.

  • Formado por 320 horas de conteúdo 100% online, incluindo vídeos, materiais adicionais e sugestões de exercícios.

 

  • 90% do conteúdo encontra-se em português e 10% em inglês – devido a exigências da certificação internacional. Todas as videoaulas são em português, sendo o conteúdo em inglês restrito a artigos ou conteúdos extras.

 

  • Bate-papo ao vivo com os professores.

 

  • *1 Certificado Nacional válido no Brasil como curso de extensão com 320 horas de conteúdo.

  • *1 Certificado Internacional emitido pelo BBI of Chicago válido como curso de extensão.

  • Para concluir o treinamento, deverão ser pagas 24 mensalidades, que correspondem ao tempo de acesso ao conteúdo do curso.

1 – ESG: MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E GOVERNANÇA


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Compreender conceitos básicos sobre integração ESG, aplicáveis a diferentes contextos e classes de ativo; entender motivações de empresas, investidores e sociedade civil por trás da integração de temas ESG; destacar quem são os atores envolvidos no processo, como provedores de informação, provedores de ratings, investidores, empresas e entre outros; entender quais são as geografias onde a integração ESG é mais relevante e quais são as abordagens predominantes; entender o contexto de integração de temas ESG no Brasil, tamanho do mercado e crescimento recente; estudar as principais referências na literatura que trata de correlação sobre o desempenho ESG de empresas e seu desempenho econômico-financeiro, assim como contrapontos a essa visão; destrinchando os temas ambientais, sociais e de governança corporativa. Temas ambientais: uso de recursos naturais, ecossistemas, biodiversidade, gestão de resíduos e economia circular; temas sociais: impactos em stakeholders internos e externos; governança corporativa: teoria do agente principal, accountability, boas estruturas de governança, direitos de minoritários e integridade; mudanças climáticas e seus impactos socioeconômicos; apresentar quais são os principais temas ambientais, sociais e de governança corporativa materiais para empresas e investidores; discutir boas práticas de governança corporativa; criar literacy em finanças climáticas, que será aprofundado em módulo posterior; apresentar quais as principais abordagens existentes para integração ESG nos investimentos; apresentar cases práticos de fundos de investimento que adotam as abordagens listadas; discutir pontos fortes e pontos fracos dentro de cada uma das abordagens descritas; capacitar o aluno a decidir quais abordagens de investimento responsável podem ser integradas em diferentes contextos, produtos e ferramentas disponíveis.

2 – CRIANDO VALOR COM ESG


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Discussão de conceitos sobre criação de valor tangível e intangível para as empresas; apresentar o histórico da sustentabilidade e do ESG no âmbito empresarial; apresentar estratégias de ESG que criam valor para as empresas e seus stakeholders, explorando o conceito da teoria dos stakeholders e da criação de valor compartilhado; capacitar o aluno a desenvolver o processo de materialidade para definição dos temas ESG a serem priorizados por uma empresa; apresentar os principais ratings que medem o desempenho ESG das empresas, suas diferenças e aplicabilidade; introduzir o conceito das mudanças climáticas no âmbito do posicionamento empresarial; apresentar ao aluno os principais aspectos relacionados a sustentabilidade no âmbito empresarial e; capacitar o aluno para construção de uma estratégia efetiva de melhoria do desempenho ESG de uma empresa.

3 – ESG E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Introduzir o aluno ao conceito de instrumentos financeiros ESG; apresentar principais taxonomias para rotular esses produtos; Introduzir cases reais de produtos que receberam esse tipo de rótulo; aprofundar junto ao aluno os conceitos, processos e princípios para rotulagem de títulos verdes, sociais e sustentáveis; preparar o aluno para atuar na emissão ou avaliação desse tipo de instrumento; apresentar cases de sucesso e cases não tão bem-sucedidos sobre esse tipo de instrumento; apresentar conceitos de fundo de investimento com rótulo ESG e cases reais; apresentar a regulação brasileira sobre estes fundos e apresentar ao aluno as motivações, políticas e processos para integração ESG em bancos de desenvolvimento nacionais e internacionais.

4 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E TÍTULOS VERDES


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Apresentar ao aluno conceitos básicos da literatura de finanças climáticas; apresentar as consequências econômicas das mudanças no clima; discutir principais marcos, ações e compromissos adotados com base e no contexto das mudanças climáticas; apresentar o Acordo de Paris, metas climáticas dos países e como influenciam as decisões das empresas; introduzir ferramental utilizado para avaliar o desempenho climático de empresas; apresentar conceitos-chave sobre mercados de carbono, o status atual dessa discussão no mundo e implicações no caso brasileiro; discutir como a precificação de carbono pode afetar o desempenho econômico-financeiro de empresas e setores e dotar o aluno de ferramental para fazer análise climática para empresas, setores e portfólios, através de ferramentas de vanguarda utilizadas no mercado.

5 – FILOSOFIA E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS EM ESG


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Apresentar e provocar reflexões sobre as hipóteses e valores prevalecentes na compreensão da visão ESG em Finanças; apresentar as finanças comportamentais dentro da visão ESG contrapondo-se, mas não necessariamente sendo melhor, às Finanças Racionais.

6 – IMPACTO: DIVERSIDADE E INOVAÇÃO SOCIAL


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Conhecer a origem da classificação e características esperadas de intervenções de Impacto; reconhecer negócios de impacto; compreender diversidade de atores do ecossistema de impacto e suas funções; comparar e diferenciar organizações de impacto de ações ESG e entender o espectro financeiro como guia de investimentos e suas nuances.

7 – CRIANDO VALOR PELA DIVERSIDADE E INOVAÇÃO SOCIOAMBIENTAL


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Compreender storytelling no produto/serviço; reconhecer propensão ao consumo do cliente desse segmento; compreender particularidades de margem de operação, tipos de despesas de impacto e as alavancas do impacto do lado de dentro; conhecer "por cima" o universo contábil de cooperativas e ONGs; timing de investimento e acompanhamento de Impacto e; a taxa de desconto apropriada.

8 – CONSULTORIA PARA IMPACTO


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Valorizar o papel de dinamizadores de impacto e inovações financeiras nascentes; conhecer instrumentos de dívida para impacto; entender diferenciação de VCs de Impacto; comparar instrumentos regulares do mercado com aqueles voltados para impacto e; construir instrumentos que beneficiem o impacto a se gerar.

9– PROGRAMAS TERRITORIAIS E FUNDOS FILANTRÓPICOS


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Compreender a complexidade de programas territoriais e os atores envolvidos; comparar com iniciativas de impacto pontuais; conhecer técnicas de articulação local e solução de conflitos; conhecer métodos de seleção de cadeias produtivas e construir planejamento de possíveis intervenções e; analisar e construir protótipos de mensuração de impacto. Descrever o funcionamento de Fundos Filantrópicos; compreender e valorizar práticas de transparência; conhecer a legislação do setor e; analisar casos de necessidade de gestão e trazer melhores soluções.

10 – FILOSOFIA E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS EM IMPACTO


CARGA HORÁRIA: 32h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Apresentar e provocar reflexões sobre as hipóteses e valores prevalecentes na compreensão das Finanças de Impacto; apresentar as finanças comportamentais dentro da visão de Finanças de Impacto contrapondo-se, mas não necessariamente sendo melhor, às Finanças Racionais.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Ricardo Razuk - Landing

Ricardo Razuk

Coordenador

Ricardo Razuk é Doutorando em Filosofia pela UFRJ; Mestre em Administração pelo COPPEAD UFRJ; Mestrando em Filosofia pela PUC-Rio; Especialista em Economia e Gestão da Energia pelo COPPEAD/UFRJ; Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ; Graduando em Psicologia pela UERJ.

É Professor na Fundação Getulio Vargas – FGV, Professor do Departamento de Engenharia Industrial da UFRJ, no Instituto de Economia da UFRJ, e no COPPEAD UFRJ. É Conselheiro da FGV PREVI. É Membro da American Philosophical Practitioners Association. É Consultor Empresarial. Trabalhou por 10 anos como funcionário concursado na Petrobras.

Foi Coordenador Executivo e Acadêmico na FGV EBAPE, Diretor Financeiro na ANGRAD, Coordenador-Geral na Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Coordenador de Contas a Receber na IBM e Consultor na Accenture. Foi Professor no Master in Finance do FGV Management, na XP Educacional, no BTG Pactual e no IBMEC. Autor de artigos e coautor de Livros.
Ver mais
Debora Della Nina_edited

Debora Della Nina

Graduada em Administração pela ESPM, com duas pós-graduações em sustentabilidade empresarial pela FGV e Mackenzie.

Possui mais de 14 anos de experiência nas áreas de sustentabilidade e investimento de impacto em organizações como Nextel, Hyundai e SITAWI.

Hoje, atua como assessora de sustentabilidade na Arteris, coordenando a agenda ESG da companhia, voltada para mudanças climáticas, economia circular, diversidade e transparência.
Ver mais
Bruno Oliva Girardi

Bruno Girardi

Bruno Girardi atua como gerente de investimento de Impacto da SITAWI.

Possui 20 anos de experiência atuando em diversas etapas da cadeia de valor de empresas, com destaque para private equity (BTG), governança (Petros), M&A (Vale) e, mais recentemente, como executivo de aceleração em diversas startups.

Bruno é graduado em Economia pela University of London, possui MBA pelo MIT e é pós-graduado em Gestão de Pequenas e Medias Empresas pela FGV.
Ver mais
Andrea Araujo Martins Resende_edited

Andrea Resende

Mais de quinze anos de experiência em gestão de projetos, negócios e investimentos de impacto.

Já liderou duas startups de impacto e tecnologia (uma delas, reconhecida com o prêmio de inclusão social pelo PNUD); apoiou o desenvolvimento do ecossistema empreendedor na USP; foi investidora de impacto, com mais de 30 negócios e, criou uma plataforma de investimento e blended finance reconhecida como iniciativa de impacto do ano para América Latina e Caribe pela Environmental Finance.

Atuou em multinacionais liderando projetos em diferentes países (Brasil, Polônia, Argentina, Peru e Holanda). Desde a graduação, esteve envolvida com pesquisas que atrelavam tecnologia e propósito, e atualmente é Executiva na Kunumi, onde atua para aplicar a tecnologia em prol dos grandes desafios da sociedade.
Ver mais
Stefano Giarelli 2_edited_edited

Stefano Giarelli

Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas, Especialista em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Bacharel em Economia pela PUC-RJ.

Diretor financeiro na Deode, Inovação e Eficiência, empresa de soluções de Eficiência Energética. Foi diretor financeiro na SBM Offshore do Brasil, líder mundial em construção e operação de plataformas flutuantes (FPSOs), também na SITAWI Finanças do Bem, organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento de mecanismos financeiros para os setores social e ambiental.
Ver mais
Aline Saules Decarli

Aline Decarli

Profissional com 9 anos de experiência no setor privado nas áreas de análise financeira, operações e planejamento estratégico, tem atuado com impacto social, desenvolvimento de negócios e investimento de impacto.

Responsável pela construção de pipeline, identificando e selecionando oportunidades de investimento em organizações de impacto socioambiental positivo e liderança do processo de due diligence.

Elabora propostas de investimento para aprovação em comitê; apoio na prospecção de investidores e doadores para composição de capital misto (blended finance).
Ver mais
Frederico Seifert

Frederico Seifert

Fred é diretor de consultoria ESG para América Latina e Caribe (ex-Brasil), atendendo as principais instituições financeiras em mais de 20 países da região.

Na NINT, já desenvolveu modelos ESG e medição de impacto de empresas latino-americanas em diversos setores, facilitando o processo de tomada de decisão de bancos, asset managers e grupos de private equity.

É especialista em gestão de risco socioambiental para bancos e autor de dois manuais sobre o assunto (ABDE, 2014 e eco.Business Fund, 2020), já tendo capacitado ou realizado consultoria para mais de 60 bancos no tema.

É mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também se formou em Economia. Fez estudos de Sustentabilidade no Schumacher College e obteve um certificado de avaliação financeira avançada pela ANBIMA.
Ver mais
Fernanda Dativo Gomes da Costa

Fernanda Dativo

10 anos de experiência na área de análise financeira, tendo iniciado nesse caminho como trainee de corporate finance na KPMG, de onde saiu como consultora financeira. Trabalhou em relação com investidores na Mills Engenharia enquanto cursou o curso de extensão em finanças no COPPEAD-UFRJ. Migrou para o setor de crédito empresarial na Ipiranga. Logo após, iniciou no o segmento de impacto socioambiental positivo, entrando como analista sênior da ONG SITAWI Finanças do Bem e chegando à coordenadora de inteligência de portfólio. Atua como gerente de transição de patrimônio para impacto socioambiental positivo em um Single Family Office, localizado em São Paulo.
Ver mais
PROGRAMA
TOTALMENTE ONLINE
ACESSO DIRETO
AOS ESPECIALISTAS
certificado
no brasil e nos eua*

Diferenciais da Experiência BBI

Reproduzir vídeo

Depoimentos

@Dnarirnuttter

Os cursos tradicionais não se encaixam no meu dia a dia e percebi que esse era o mais adequado. Ganhei uma bolsa, o que me ajudou e muito pois o fator financeiro pesava na minha decisão e estou amando cada módulo. E cada dia mais, vejo que neste meu desejo de transição de carreira está fazendo todo sentido. Obrigada @bbiofchicago.

@Manoelf

Hoje, posso dizer que foi uma das minhas escolhas mais assertivas e o conteúdo incrível. As aulas são objetivos e as recomendações de artigos e livros são excelentes. Eu nem acredito que estou terminando o primeiro ano do curso e creio que estaria bem arrependido agora se não tivesse aproveitado esta oportunidade. Eu gosto do formato EAD que me permite estudar a qualquer momento, e já estou com um caderno cheio de anotações e vivenciando alguns aprendizados no meu negócio.

@Luisacxavier

Me surpreendi com a Pós-graduação em Gestão de Negócios do BBI. Navegando pelo Instagram conheci o curso e é impressionante como muitas coisas que tinha aprendido na prática ou fazia intuitivamente no ambiente profissional e pessoal começaram a fazer sentido e se transformaram em técnicas. Sem contar na quantidade de coisas novas que aprendo a cada módulo. O que começou como um teste para ver como seria o curso, já é um grande motivo de alegria, e satisfação! Parabéns @rodrigolang e equipe!
MBA Jr. em ESG de Alto Impacto

Em 18 meses você pode se tornar

um expert em ESG de Alto Impacto com

 certificado no Brasil e EUA*

Início do curso

15 de abril de 2024

Duração:

18 meses (320 horas)

Mensalidade

24 parcelas

R$241,00 / mês em 24 meses.

Lista de espera