Felicidade no Trabalho

Recentemente, ouvi uma palestra do professor Clóvis de Barros que, entre as diversas explicações que deu, falou sobre a felicidade, e uma das provocações foi a pergunta se felicidade era ter tudo o que se quer. Claro que isso é impossível, pois quando se tem algo você já não o quer mais. Um exemplo simples é o das crianças que desejam tanto um brinquedo, mas, assim que ganham, não é difícil encontrá-lo, por melhor que seja esse brinquedo, num baú qualquer dentro de casa.

 

Estamos sempre buscando a felicidade. Quando entramos na escola no ensino primário, vivemos na promessa que o melhor estará no ensino fundamental. Logo que chegamos nessa etapa, alguém nos diz que o melhor estará no ensino médio, e, assim que chegamos, lá a promessa é que se nos dedicarmos muito chegaremos a faculdade e lá sim será legal. Com algum esforço, assim que você chega lá, a promessa logo muda e a busca da felicidade passa a ser por encontrar um estágio, depois ser efetivado, promovido, aposentadoria etc.

 

Se fizermos uma reflexão mais profunda, vemos que parece ser um grande engano buscar a felicidade no fim da jornada. Parece que a vida toda, ou cada etapa dela, é um pedágio para encontramos a felicidade. Esse paralelo se aplica perfeitamente ao ambiente de trabalho, pois se esperamos todos os dias o relógio marcar 18h para sermos felizes, a vida profissional, e até mesmo pessoal, não fará sentido, parece ser um pensamento raso.

 

Claro que existem diversas circunstâncias que exigem de nós muita inteligência emocional para manter a serenidade e o equilíbrio, mas quem além de nós poderá fazer do nosso ambiente um lugar melhor para trabalhar? Uma conhecida frase diz para sermos em nós a mudança que queremos ver no outro, e ela faz cada vez mais sentido nos dias de hoje, onde a empatia é sem dúvidas a principal competência de qualquer grande profissional.

 

Construa relacionamentos que permitam que você encontre a felicidade em sua jornada, mais do que KPIs, BSC etc. Hoje, as pessoas são movidas por um propósito e, de alguma forma, todos eles se aproximam da definição de felicidade que é o estado de uma consciência plenamente satisfeita.

 

Seja feliz, de forma especial, onde você passa a maior parte de sua vida.