Transformação digital: vantagens e desafios na Pandemia

Diante do “novo normal” que surgiu desde o início da pandemia, em março de 2019, observou-se um cenário de muitas inseguranças e incertezas no âmbito empresarial. O isolamento disparou o consumo e as empresas buscaram se transformar digitalmente para atender essa demanda e não serem impulsionadas para a vanguarda.

 

Segundo Porter (1998), a mudança tecnológica é um dos principais motores da concorrência, permitindo que as empresas destaquem suas vantagens competitivas diante do mercado. Vantagens essas que foram colocadas em xeque com a pandemia, que trouxe um novo consumidor, com novos comportamentos, novas prioridades e novos valores, impactando em todos os cenários mercadológicos. A necessidade de se reinventar e acelerar os investimentos digitais para se manter atuante no mercado foi tema da pesquisa realizada pela SBCV, em março de 2020, a qual apresentava que 90% das empresas varejistas investiriam em transformação digital o montante de 0.73% de seu faturamento. Portanto, a busca por mais eficiência para atender as novas necessidades e continuar agregando valor ao consumidor final criou um cenário acelerado e propício de transformação tecnológica nas empresas.

 

A transformação digital permitiu que as empresas expandissem seus negócios, equipamentos e aprimorassem suas técnicas, entre outros benefícios inegáveis, mas a satisfação do consumidor faz diferença neste cenário. Segundo o site Gartner (2021), a pesquisa de Valores e Estilo de Vida dos consumidores em 2019 demonstra que 61% dos respondentes na Europa e 59% nos EUA atrelam seu consumo a sustentabilidade e cita como exemplo de transparência e valor agregado ao consumidor o aplicativo IBM Food Trust, do Carrefour. Portanto, o investimento tecnológico, atrelado a criação de valor aos seus clientes, manteve empresas rentáveis e são vistos como diferenciais no novo cenário.

 

Empresas precisam buscar uma constante inovação, definindo estratégias atreladas ao contexto tecnológico para manterem-se competitivas, ágeis e agregando valores sociais e econômicos aos seus produtos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

PORTER, M. E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance, The Free Press, 1998.
Transformação digital no varejo brasileiro. Sbcv, 2020. Disponível em: <http://sbvc.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Apresentacao_3a-PesquisaTransformacao-Digital_2021-SBVC.pdf>. Acesso em 24, de julho de 2021.

 

CALLFLEX. Callflexblog: o que é inovação de valor e qual a sua importância? c2018. Disponível em: <https://www.callflex.com.br/o-que-e-inovacao-de-valor-e-qual-a-suaimportancia/> Acesso em 07, agosto de 2021.

 

GARTNER. Principais tendências em inovação e transformação digital no varejo para 2021. GartnerReprint, 2021. Disponível em: <https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-25XZUA29&ct=210430&st=sb> Acesso em 21, de agosto de 2021.

 

5 maneiras de acelerar os negócios digitais em 2021. CIO From IDG, 2021. Disponível em: https://cio.com.br/tendencias/5-maneiras-de-acelerar-os-negocios-digitais-em2021/> Acesso em 04 de setembro de 2021.