A aceleração da transformação digital com a chegada do covid-19

Desde 2019, o mundo vem sofrendo as consequências de uma pandemia. Segundo o site Agência Brasil (2021), a OMS¹ declarou que até o início de 2021, apenas 15 países não tinham registrado casos de covid-19. Com o avanço rápido da pandemia, diversas medidas de proteção foram criadas, como o isolamento social. Em uma perspectiva econômica, todos os negócios foram afetados. O comércio, as escolas, as universidades e as empresas precisaram se adaptar. No caso das empresas, muitas assumiram o home office e aquelas que já estavam vivendo a transformação digital, mesmo que lentamente, saíram em vantagem. A Transformação Digital (TD) surgiu para atender as demandas do mercado e das pessoas que, com o aprimoramento da tecnologia, sendo ela o principal meio de decisão de compra, se tornou indispensável (GABRIEL e KISO, 2020). As tecnologias mudaram a maneira como as empresas se conectam com os clientes, antes as empresas transmitiam mensagens e forneciam produtos, hoje são interativas, as mensagens e os feedbacks dos clientes são mais relevantes do que uma propaganda (ROGERS, 2018). As estratégias Ominichanel², estão cada vez mais alinhadas, expondo então, uma clara mudança no comportamento de consumo das pessoas.

 

Neste cenário pandêmico, uma prova da aceleração digital, foi que em 2020, houve um aumento de 149% com gastos em delivery. Muitos restaurantes que não podiam abrir, migraram para os aplicativos. Além disso, com a abertura gradual, notou-se a presença de QR codes³, que, agora, liberam acesso ao cardápio (UOL, 2021). Já o McDonald’s teve uma queda significativa nas vendas em 2020, mas se recuperou em 2021, atingindo um recorde. A empresa atribuiu essa recuperação a sua estratégia 3D: Digital, Delivery e Drive-thru. Atualmente, metade das vendas são via aplicativos e, comparando 2018 e 2019, as vendas cresceram 10 vezes (MARI, 2021).

 

A TD também impactou na medicina, com autorização⁴, em 2020, da telemedicina, que abrange toda a prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação (PORTAL TELEMEDICINA, 2021). A telemedicina já era realizada em diversos países, mas, desta vez, o acesso é via mobile, através de uma ligação ou videoconferência.

 

Todas essas mudanças foram possíveis devido a ampliação de recursos tecnológicos e ao acesso massificado da internet 4G através de dispositivos móveis, tornando os celulares extensões online e offline dos seres humanos, por isso, muitas novidades deverão aparecer a partir da conexão 5G (SBRISSIA, 2021). Portanto, é perceptível que essas e tantas outras soluções de TD já estavam em estudo e em diversas fases de testes. Mas a Transformação Digital não é apenas sobre tecnologia, é também sobre estratégia e em como uni-las frente ao ritmo acelerado das mudanças globais, seja utilizando metodologias ágeis ou os elementos da indústria 4.0, como RPA⁵ e realidade aumentada. As empresas, daqui para frente, precisam estar orientadas a criação de valor para as pessoas e por isso devem analisar estrategicamente seus processos, produtos e serviços de forma contínua.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

GABRIEL, M.; KISO, R. Marketing digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

 

MARI, A. Forbes Tech. Forbes, 17 jun. 2021. Disponível em: <https://forbes-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/forbes.com.br/forbes-tech/2021/06/quem-inova-paulo-camargo-ceo-daarcos-dorados-fala-sobre-a-digitalizacao-do-mcdonalds/?amp>. Acesso em: 14 ago. 2021.

 

PORTAL TELEMEDICINA. Portal Telemedicina, 22 mar. 2021. Disponível em: <https://portaltelemedicina.com.br/blog/telemedicina-o-que-e-e-como-funciona>. Acesso em: 09 ago. 2021.

 

ROGERS, D. L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica business, 2018.

 

SBRISSIA, H. 6 minutos de leitura. Tecmundo, 28 abr. 2021. Disponível em:
<https://www.tecmundo.com.br/5g-no-brasil/216356-tempo-levara-5g-disponivel-capitais.htm>. Acesso em: 14 ago. 2021.

 

UOL. 6minutos, 27 jan. 2021. Disponível em: <https://6minutos.uol.com.br/minhas-financas/efeitopandemia-gastos-com-delivery-crescem-187-em-2020/>. Acesso em: 05 ago. 2021.

¹ Organização Mundial de Saúde

² É uma estratégia de integração dos diferentes canais de compra e comunicação. Com o objetivo de convergir a experiência entre o on-line e o off-line dos clientes (GABRIEL e KISO, 2020).

³ Quick Response Code

⁴ PORTAL TELEMEDICINA. Portal Telemedicina, 01 abr. 2020. Disponível em:
<https://portaltelemedicina.com.br/blog/cfm-libera-atendimento-medico-a-distancia-durante-o-combate-acovid-19>. Acesso em: 09 ago. 2021.
⁵ Robotic Process Automation ou automação de processos robóticos