A Liderança Exponencial é a Resposta a esse Novo Mundo?

Resumo

 

O objetivo deste artigo é refletir sobre os pontos que são apresentados como primordiais para um novo perfil de líder, compilando os diversos conceitos que conformam a visão de liderança exponencial necessária ao mundo, tanto no contexto atual quanto para o que há por vir.

 

Introdução

 

Como é apresentado nos capítulos do nosso futuro livro Jornada da Liderança Exponencial, não há como negar que a velocidade e intensidade das transformações está cada vez maior, e as empresas e os profissionais precisam acompanhar essa exponencial evolução. E a liderança tem um papel fundamental na orientação e condução desse processo.

 

Vivemos tempos sem precedentes e as respostas que tínhamos até hoje não mais funcionam. O desenvolvimento de competências da liderança para responder a esse novo momento é mais essencial do que nunca, e aprofundamos nisso ao longo de todo o livro.

 

O papel que a liderança exerce nesse processo é primordial, e pretendemos apoiar o desenvolvimento das habilidades necessárias criando as condições estruturais para que as pessoas possam atuar da melhor maneira possível e evoluir continuamente.

 

A liderança exponencial, portanto, concentra diversos aspectos que não são estanques e limitados ao exposto, e que podem ser consolidados em um modelo que provê uma base efetiva para o alcance de resultados.

 

Embora o termo seja citado diversas vezes ao longo do livro, é bom reforçar que a exponencialidade é a velocidade cada vez maior e impactante com que as tecnologias têm evoluído nos últimos anos, e o resultado que elas trazem para o mercado e a sociedade, consequentemente, impulsiona o crescimento que produtos e empresas podem alcançar.

 

Esse crescimento vigoroso é demonstrado com base no conceito matemático de “função exponencial”, em um gráfico com a curva de crescimento (exponencial) que sobe de forma quase vertical.

 

Salim Ismail e seus parceiros (2018) apresentaram o conceito dos 6Ds (Digitalização, Decepção, Disrupção, Desmonetização, Desmaterialização e Democratização) das organizações exponenciais, além de destacarem os perfis de um líder exponencial e os passos para uma empresa alcançar esse estágio.

 

Ainda, Muniz et al (2020) afirma que e apresenta 5 fatos exponenciais (#ExponencialFact) que as empresas precisam considerar nessa jornada, sendo que o último destaca exatamente a liderança.

 

Os autores destacam que “o papel da liderança deve promover não apenas a nova forma de pensar, mas também personificar a transição de um mundo “follower” para um “maker”, ou seja, se tornando um agente da transformação e liderando as pessoas nesse sentido.

 

O Modelo da Liderança Exponencial

 

Sem a pretensão de esgotar o assunto, o modelo consolida a visão apresentada pelos autores do livro, considerando as human skills (habilidades humanas) necessárias para o líder, com foco em 3 blocos principais para propiciar um pontapé nessa caminhada, sendo:

 

1. Liderando pessoas – compreendendo que elas são a razão da existência da empresa e exponencializando sua capacidade como um todo:

 

  • Afeição –    entender   o    colaborador    como    um   ser    integral   e    suas necessidades;
  • Humanização – ter relações baseadas em empatia, empoderamento etc;
  • Propósito – definir e transmitir claramente o porquê se faz o que faz.

 

2. Liderando a transformação – identificando potencialidades e alavancando os recursos necessários para o crescimento organizacional:

 

  • Digital – possuir o mindset e habilidades adequados para esta nova era;
  • Ambidestria – saber equilibrar o foco entre o presente e o futuro dos produtos;
  • Tecnologia – aproveitar as oportunidades de usar os melhores recursos.

 

3. Liderando por resultados – buscar a otimização do trabalho realizado para o alcance dos objetivos desejados de forma efetiva:

 

  • Lean – evitar desperdícios e retrabalho, como foco na entrega de valor;
  • Inovação – usar da criatividade, experimentação e ferramentas para inovar;
  • Evidências – basear decisões em evidências e análise de dados.

 

Conclusão

 

A liderança necessária às organizações nesse mundo exponencial requer que o líder considere e desenvolva as habilidades requeridas, prepare a organização para permitir o crescimento esperado e atente para as armadilhas que irá encontrar pelo caminho, sempre pronto para se adaptar mudanças constantes.

 

Essa jornada apenas se inicia aqui, devendo-se ter em mente que esse não é um movimento que tem um fim em si, mas que é um processo evolutivo, contínuo e escalável que irá depender enormemente da capacidade desse líder ser, de fato, um eterno aprendiz e inspirar os colaboradores nesse sentido.

 

Dessa forma, o caminho para o crescimento está pavimentado, habilitando as condições, recursos e conhecimentos necessários para que as pessoas possam brilhar através do exercício efetivo dessa liderança exponencial.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ISMAIL, Salim, MALONE, Michael S., GEEST, Yuri Van. Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). Tradução de Gerson Yamagami. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

 

MUNIZ et al. Jornada do Ágil Escalado. Brasport, 2020.