O presente trabalho tem como tema principal o estudo do ato de administrar como a nova liderança presente hoje nas pequenas, médias e grandes empresas tem o poder influenciador sobre os resultados esperados. Trata também dos diferentes estilos de liderança, os modelos atuais de liderança e em que aspectos motivacionais eles podem melhorar o ambiente de trabalho, fortalecendo a parte colaborativa dos funcionários, maximizando os meios de produção com a sua total efetividade. Tentar demonstrar as ideias de vários pensadores sobre o tema, de tal forma a compreender como isso influencia a forma de trabalho, de relações com clientes, fornecedores e o mercado em geral. É importante também porque abrange todo um comportamento diante das organizações através de disciplina, compartilhamento de ideias e inovação no campo tecnológico, por exemplo.
O presente trabalho trata da nova liderança nas organizações e como ela é retratada no conceito mercadológico atual. Liderança é arte de comandar pessoas, atraindo não só seguidores, mas também os influenciando a um objetivo comum. O líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, comércio etc. o líder tem a função de unir os elementos do grupo.
OS NOVOS CONCEITOS DE LIDERANÇA
De fato, será que estamos em falta de líder?!
Um líder moderno, tendo como referência a via democrática em contraposição ao modelo autoritário de gestão nas corporações, ao mesmo tempo em que se apresenta às mudanças de perspectivas de liderança ao longo da história. São muitas as diferenças entre líder e chefe, e há qualidades baseadas no perfil jovem de líder do século XXI e sua carreira bem-sucedida.
Em artigo publicado no jornal o Globo, em março de 2013, o jornalista Arnaldo Block referiu-se em sua coluna ao tema da liderança mundial.
Com o título “Quem é o líder”, ele propõe que o mundo está sentindo falta de grandes líderes, seja no âmbito do estado ou mesmo ligados a movimentos de contestação social a exemplos de Ghandi e Martin Luther King, ambos citados pelo autor. Segundo Block, há certamente uma ausência de importantes lideranças. No campo das organizações, há uma série de novos e já renomados jovens líderes surgidos nas últimas décadas que levaram junto com eles suas empresas de sucesso. Alguns dos novos nomes tiveram admirável influência nas economias mundiais. Apenas para citar alguns: os americanos Bill Gates, dono da Microsoft; Mark Zuckerberg à frente do Facebook, que movimenta bilhões de dólares. Não por acaso, o líder, dono da rede social mais famosa do planeta, mereceu um filme hollywoodiano que abordou desde sua trajetória controversa para alguns – de estudante universitário até se tornar mundialmente famoso e milionário. (BLOCK, in: http://oglobo.com, acesso 01/12/2021).
“Organizações de alto desempenho são aquelas que, ao longo do tempo, continuam a produzir resultados excepcionais com o mais alto nível de satisfação humana e comprometimento com o sucesso.”
– Blanchard, 2019.
Outro desafio que o líder enfrenta é a tomada de decisão. O líder deve ter discernimento entre o que é realmente importante e o que é supérfluo dentro do trabalho da sua equipe e para o futuro da organização.
O líder tem o papel influenciador no seu grupo para que façam o que ele poderia realizar, ao mesmo tempo conduzindo-os na direção certa na qual, sozinhos, não conseguiriam, de desenvolver através de oportunidades de crescimento profissional, dar condições de avançar e aprender com os próprios erros.
A liderança sempre existiu e, ao defini-la, verifica-se que está ligada a um fenômeno grupal, consiste em uma influência exercida intencionalmente por parte do indivíduo que lidera sobre as outras pessoas.
O objetivo deste trabalho foi de demostrar, através de uma abordagem sistêmica, sobre a real importância do líder nas organizações e o fator competitivo, motivacional e de fidelização de clientes; os estilos de liderança, uma liderança participativa voltada para o desenvolvimento humano; competências e trabalho em equipe, alinhando com os objetivos da organização.
A liderança está diretamente ligada com resultados, pois a marca da liderança descreve os resultados distintos que os líderes proporcionam à empresa. Devem eles saber qual a estratégia empresarial a ser usada, o grau de prontidão e a capacidade para gerir os resultados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FRED, Fiedller. Liderança Contigêncional Situcional. Disponível em: <http://www.rh.com.br/>. Acesso em 08/11/2021.
BENNIS, Burt Nannus. Líderes- estratégias para Assumir a Verdadeira Liderança. São Paulo: Harbra, 1988.
RH PORTAL, Liderança. Disponível em <http://www.rhportal.com.br/>. Acesso em 08/12/2021.
Google, SIGNIFICADO DE LIDERANÇA. Disponível em <https://www.significados.com.br/lideranca/>. Acesso em 09/12/2021.
VRIES, Manfred. Liderança na Empresa. São Paulo: Atlas, 1997.