Aplicação de Metodologias de Sucesso em Equipes Remotas

Antes mesmo da pandemia de covid-19, instaurada no início de 2020, já era falado sobre como o modelo de home office estava aparecendo cada vez mais entre as empresas e se tornando uma tendência para o futuro do mercado de trabalho. Porém, foi no decorrer da pandemia que as organizações se viram obrigadas a se adaptar ao trabalho remoto para continuar exercendo suas atividades com segurança, além da necessidade de implementar metodologias para que fosse possível manter os processos em alto padrão. Planejamento e estratégia tornaram-se as peças-chaves para performar bem nessa situação pandêmica. Nesse contexto, as metodologias ágeis e o Design Thinking ganharam mais visibilidade no trabalho remoto.

 

A definição de Método Ágil foi escrita em 2001 por 17 profissionais da área de tecnologia e desenvolvimento de software que utilizavam técnicas de gestão de projetos e notaram práticas comuns entre eles que obtiveram sucesso, criando assim o Manifesto Ágil, em que foram declarados seus valores e princípios. A partir desse manifesto, diversas metodologias enquadraram-se dentro das práticas dos Métodos Ágeis, como o Scrum, framework para tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, e o Kanban, ferramenta de otimização do controle e gerenciamento dos recursos. Em uma empresa 100% remota, é necessário ter as estratégias bem definidas para evitar que a falta de comunicação possa causar a perda de foco das equipes de trabalho. As duas ferramentas referidas podem ser aplicadas juntas ou separadamente, a depender do objetivo e características do projeto. Equipes que necessitem de um maior acompanhamento funcionarão melhor com o Scrum, devido ao seu melhor gerenciamento e organização. Entretanto, equipes com maior independência podem performar melhor com o Kanban, seguindo apenas o fluxo de trabalho proposto pela técnica.

 

Por outro lado, o Design Thinking aparece como outra metodologia que agrega valor às equipes de trabalho remoto, trazendo um melhor resultado ao cliente final. A técnica, que busca a solução de problemas de maneira criativa, centrada no ser humano, e que facilita a inovação quando aplicada em conformidade com o que se é proposto, pode tornar equipes mais dinâmicas e resultar em implementações de grande valor. A liderança da equipe torna-se peça fundamental para manter seus princípios, mesmo em trabalho remoto, sendo responsável por utilizar ferramentas que permitem a colaboração mútua, tanto para reuniões como para gerenciamento do fluxo de trabalho, mantendo assim a aproximação dos colaboradores para a entrega de soluções práticas e inovadoras.

 

Em suma, os desafios da necessidade do trabalho remoto devido à pandemia de covid-19 aceleraram um processo que já estava em expansão, fazendo empresas e líderes se apressarem para se adaptar a uma nova realidade, além de continuarem apresentando resultados e implementando metodologias mundialmente testadas, agora, ajustadas para equipes trabalhando a distância. Nesta nova realidade, a busca por estratégias que melhorem a produtividade e tornem a comunicação eficiente entre os times está só começando, e tomando rumos promissores.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

DE PAULA, Isabela. Trabalho Remoto: Uma Tendência que Tem Crescido no Brasil nos Últimos Anos. Universo UFES, 2019. Disponível em: https://universo.ufes.br/blog/2019/12/trabalho-remoto-uma-tendencia-que-temcrescido-no-brasil-nos-ultimos-anos/. Acesso em: 01/10/2021.​

 

ROBERTS, Brandon. How to Choose Scrum vs Kanban? BairesDev, 2021. Disponível em: https://www.bairesdev.com/blog/how-to-choose-scrum-vs-kanban/. Acesso em: 04/11/2021.

 

PONTUAL, Gustavo. Módulo 1: Design Thinking. 2020. Notas de aula. BBI of Chicago.