Transformação digital além da tecnologia

Diante do cenário da pandemia da covid-19 que se instalou no Brasil a partir de março de 2020, o avanço da tecnologia e a mudança de comportamento dos consumidores foi perceptível, independente do segmento da empresa, causando uma aceleração nos processos de transformação digital.

 

Ainda que o tema tenha se tornado relevante devido à necessidade de digitalização trazida pela pandemia, a verdade é que os desafios são múltiplos e há muito a ser feito. Pode-se dizer que antes da pandemia poucas empresas priorizavam a transformação digital, porém, com a pandemia, constatou-se que elas precisaram fazer uma grande transformação digital para se manterem no mercado.

 

Segundo Forbes (2020), através do levantamento da Dell Technologies, nesse mesmo ano, mais de 87% das empresas presentes no Brasil apostaram em alguma ação para avançar na transformação digital. Durante as pesquisas para o desenvolvimento desta análise, foi perceptível de que existem diversos conceitos sobre a transformação digital. Grande parte desses conceitos se concentram na revisão de processos  organizacionais, inclusão de serviços em plataformas digitais e automatização de processos. Penso que, para qualquer empresa ter um futuro viável, a transformação digital é um processo essencial diante do mercado cada vez mais competitivo e que aderir a ela não trata-se de um diferencial, mas sim de uma questão de sobrevivência. Indiferente da área de atuação, os processos precisam ser revisados constantemente para saber o que precisa ser feito para que a transformação de fato aconteça. Ainda assim, por exercer o cargo de liderança e ter o olhar voltado para o cliente, após a leitura de muitos conteúdos, me pergunto: e as pessoas, onde estão inseridas neste contexto?

 

Em 2019, foram gastos $1,3 trilhão de dólares em transformação digital, ou seja, as empresas, com medo de desaparecerem e com a necessidade de acessar o mundo digital, fizeram grandes investimentos e 70% de todo o valor investido não alcançou seus objetivos. Com base nesse cenário, foi demonstrado que a transformação digital não tem a ver com tecnologia, e sim tem a ver com pessoas (INVENTTA, 2019).

 

Conforme Harvard Business Review (2019), os gerentes geralmente pensam que a transformação digital é principalmente sobre mudança tecnológica. É claro que a mudança tecnológica está envolvida, mas as empresas inteligentes percebem que a transformação é, em última análise, sobre melhor atendimento às necessidades dos clientes, seja por meio de operações mais eficazes, personalização em massa ou novas ofertas. Como o digital permite, até mesmo exige, a conexão de atividades que eram anteriormente isoladas para esse fim, muitas vezes, a empresa deve reorganizar pessoas e tecnologia.

 

Nesse contexto, entende-se que a transformação digital de fato acontece quando ela entrega valor para o ser humano, para o negócio e para os Stakeholders. Isso acontece quando conseguimos unir a tecnologia para ajudar o ser humano a suprir suas necessidades ou retirar suas dores, ou seja, são as pessoas que impulsionam uma nova tecnologia para ela acontecer e, a partir de então, a tecnologia surge e transforma uma sociedade. Mais do que dinâmicas em grupo e horas de palestras sobre mudança de Mindset, é necessária uma mudança no sistema organizacional que possua forte influência no pensamento e no comportamento das pessoas.

 

Ainda que a transformação digital permita melhorar os processos internos, possa ter o propósito de transformar uma empresa para que seja mais ágil, criativa,  flexível e que vise oferecer serviços com alto valor agregado aos seus clientes, não temos como saber até onde ela nos levará. Certamente, as empresas que conseguirem proporcionar as melhores entregas e gerar as melhores experiências sairão na frente por ganharem agilidade e terem informações mais consistentes para a tomada de decisão, mantendo-se assim mais relevantes no mercado.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

FORBES. Pandemia faz 87,5% das empresas no Brasil acelerarem projetos de transformação digital. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2020/11/pandemia-faz-875-das-empresas-no-brasil-aceleraram-projetos-de- transformacao-digital/ . Acesso em 21 de agosto de 2021.

 

HARVARD BUSINESS REVIEW. A transformação digital não precisa ser disruptiva. Disponível em: https://hbr.org/2019/07/digital-doesnt-have-to-be- disruptive?language=pt . Acesso em 18 de setembro de 2021.

 

O caminho da Transformação Digital. Inventta, 2019. Disponível em: https://inventta.net/o-caminho-da-transformacao-digital/ . Acesso em 18 de setembro de 2021.