Para se alcançar os objetivos, é importante conhecer as características particulares do Sesc Rio e a sua realidade operacional, levantar os sistemas de monitoramento existentes e apresentar alguns conceitos da metodologia ágil, utilizada com o propósito de melhorar a estrutura sistêmica existente na Instituição.
O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição de caráter privado, criada na década de 1940, com a missão de suprir a deficiência dos serviços públicos, oferecendo aos comerciários, suas famílias e à população em geral, acesso à educação, saúde, cultura, lazer e assistência social e, desde então, têm contribuído para proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar e melhoria do padrão de vida dos brasileiros.
É de extrema importância que as organizações sociais comprovem sua eficiência, eficácia e economicidade na gestão dos recursos públicos. Os gestores, o governo e a sociedade precisam saber, de forma clara e transparente, como os recursos recebidos estão sendo aplicados e quais benefícios são gerados pelas atividades desenvolvidas para a sociedade. No intuito de atender as exigências de órgãos reguladores e justificar a sua existência, o Sesc trabalha com critérios de mensuração específicos para cada tipo de ação realizada.
A complexidade do sistema de informações e registros do Sesc Rio reside no alto número de subsistemas criados de acordo com demandas específicas dos gestores da instituição em diversos períodos de tempo, com o intuito de refletir a multidimensionalidade da atuação do Sesc Rio. Após uma apuração realizada em conjunto com a gerência de tecnologia da informação da instituição, foram identificados, até 2020, os seguintes subsistemas:
a)Sistemas vinculados ao órgão normativo nacional: Sistema de Estatística (SES), Sistema Programa de Trabalho (SPT), Customer Relationship Management (CRM).
b)Sistema multipropósito que incorpora informações e gestão de aprovações: Controle de Programação de Atividades e Eventos (CtrlPAE).
c)Sistemas programáticos (específicos): Sistema de Atividades Esportivas (SAE), Sistema de Atividades Educacionais (SAED), Sistema Nacional de Hotelaria (SNH), Sistema de Turismo (STUR), Sistema Odontológico (SODON).
A partir desse levantamento, a instituição desenvolveu o Sistema de Planejamento e Execução (SPE), utilizando a metodologia ágil Scrum, com o intuito de obter um maior controle, visão integrada, melhor eficiência nos processos com redução de retrabalhos e, consequentemente, redução de custos e aumento da produtividade.
No Scrum, o projeto é fracionado em pequenas partes, chamadas de Sprints, que devem ser desenvolvidas, validadas e revisadas em curtos espaços de tempo (normalmente mensais), gerando uma maior percepção de valor e utilidade do produto para o cliente e se adaptando às mudanças ocorridas ao longo do processo.
O SPE começou a funcionar de forma integrada a partir de 2021 e uniu as funções dos antigos SPT, SES e CtrlPAE, transformando três sistemas em um. Tendo como previsão para os próximos passos, integrar as informações dos sistemas específicos também nessa ferramenta.
O método ágil se mostrou muito útil ao longo do processo de desenvolvimento do Sistema de Planejamento e Execução e continuará sendo utilizado para as próximas fases do Projeto de Integração entre os sistemas utilizados pela empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SESC. Departamento Nacional. Carta da Paz Social: jubileu de prata: 1946/1971. Rio de Janeiro, 1971.
SESC. Departamento Nacional. Diretrizes Gerais de Ação do SESC. Rio de Janeiro, 2012.
Pirro L. 2019. How agile project management can work for your research. Recuperado em: <https://www.nature.com/articles/d41586-019-01184-9>. Acesso em: 10/08/2021.