Como gerar impacto através das perguntas: por quê, como e o quê?

Golden Circle é uma famosa metodologia criada por Simon Sinek, um especialista em liderança, que inspira grandes empresas e pessoas a agirem, pensarem e se comunicarem de maneira com que seu propósito gere impacto. Ela é baseada em um círculo onde três perguntas são sempre respondidas: por quê, como e o quê? Durante sua apresentação no TED, Sinek (2010) enfatiza: “As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz”. Realmente, é uma metodologia de grande importância e muito reconhecida, visto que grandes empresas como Apple, Natura, Google e outras aplicam. As respostas dessas três perguntas para a Nike seriam: “Por quê: nós começamos as coisas. Apenas faça! Como: inovamos em equipamentos esportivos para que você seja o melhor. O quê: através de tênis, roupas e acessórios esportivos de qualidade” (SILVA, 2021). Porém, como podemos chegar nessas respostas tão sucintas?

 

Ao ler respostas tão diretas e simples imaginamos que são fáceis de serem respondidas, ainda mais vindo de grandes empresas. Entretanto, ter essas respostas só são possíveis quando a empresa possui um planejamento estratégico claro e definido. A ferramenta mais completa para encontrar o “por quê, como e o quê?” é o Business Model Canva, criado por Alexander Osterwalder. Através de um quadro dividido em 9 blocos, entendemos sobre o cliente que servimos, quais são os valores que oferecemos através de cada canal e como a empresa ganha dinheiro com seu produto.

 

De acordo com a Stratergyzer (2022), devemos preencher o modelo de negócio Canva na seguinte ordem:

 

  1. Segmentos de Clientes: definir quais são as organizações ou pessoas que a empresa deseja atingir e servir. Os clientes devem ser sempre o foco do modelo de negócio;
  2. Proposta de Valor: a razão pela qual o cliente vai escolher sua empresa na hora da compra;
  3. Canais: como a empresa interage com o cliente e entrega sua proposta de valor;
  4. Relacionamento com Cliente: descreve o tipo de relacionamento que a empresa vai ter com seus clientes;
  5. Fluxos de Receita: determina como e qual o mecanismo de preço irá gerar valor;
  6. Recursos Chave: descreve a estrutura para criar e entregar o valor do negócio. Determina quais são os bens indispensáveis;
  7. Atividades Chave: mostra quais coisas serão necessárias para fazer o modelo de negócio funcionar;
  8. Parceiros Chaves: seleciona a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócios funcionar;
  9. Estrutura de Custo: descreve todos os custos para operar um modelo de negócios.

 

Sendo assim, antes de aplicar o Golden Circle, é importante fazer o planejamento e conhecer afundo do seu negócio utilizando a ferramenta do Business Model Canva. É através do bloco “Proposta de Valor” que respondemos o porquê, “Canais” o quê, e “Relacionamento com Cliente” o como. Desta forma, criamos um negócio robusto, focado no cliente e com grande vantagem competitiva no mercado.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

SILVA, Douglas. “O que é Golden Circle: entendendo o conceito de Simon Sinek”. Disponível em: <https://www.zendesk.com.br/blog/o-que-e-golden-circle/>. Acesso em 20 de março de 2022.

 

SINEK, Simon. Como grandes líderes inspiram ação. Youtube, 04 de maio de 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qp0HIF3SfI4>. Acesso em 20 de março de 2022.

 

STRATERGYZER. “Building Blocks of Business Model Canvas”. Disponível em: <https://www.strategyzer.com/business-model-canvas/building-blocks>. Acesso em 20 de março de 2022.