Empreendedorismo: a Mentalidade Empreendedora

Mentalidade de um grande empreendedor

 

Henry Ford disse certa vez: “As pessoas não fracassam, elas desistem”. Na verdade, se você olhar em volta, a maioria dos fracassos no empreendedorismo é causada pela desistência dos empreendedores.

 

Ao avaliar uma grande mente empreendedora, nos questionamos dos seguintes pontos:

  • Como repetir os mesmos passos de sucesso?
  • Como ele conseguiu e eu tenho dificuldades?
  • Qual o caminho mágico?

 

Na verdade, o que acaba ocorrendo é um grande problema mental e um grande bloqueio, pois a maioria das pessoas entendem que aquele “cara” é um iluminado, “sortudo”, “recebeu de bandeja”, “herança de família”, mas ninguém pensa no caminho ou na trajetória percorrida.

 

A mentalidade de um grande empreendedor, seja ele um empreendedor nato ou um intraempreendedor, é questionar e buscar entender qual é a estratégia, linha de raciocínio e processos construídos por aquela mente empreendedora.

 

A mentalidade que questiona e realiza

 

Empreendedores não se questionam de “Como” algo foi realizado, mas sempre avaliam seus questionamentos na causa raiz da realização de um fato, buscando o porquê.

 

Avalie até os motivos do seu compromisso. Como pensamos em maneiras de ir além do dinheiro?

 

E diferente do que muitos pensadores do empreendedorismo colocam: “o dinheiro é o resultado do seu trabalho”, particularmente coloco como fonte, transição para transformar, resultado e motivação do seu trabalho.

 

Não deixe pensamentos como: “Você deve perceber que o dinheiro é apenas o resultado do seu trabalho”.

 

Para empreender, de fato, precisamos inicialmente ter total transparência de pensamento e realidade. No mundo dos negócios e na razão de sobrevivência, o “dinheiro” ou recurso financeiro é quem dita o tom da música que desejamos dançar.

 

Portanto, o dinheiro pode não ser a sua motivação número 01 como empresário, mas certamente te fará questionar e movimentar seu negócio ou ação empreendedora.

 

Sua motivação deve ser permitir que você supere obstáculos que antes eram impossíveis.

 

Uma compreensão mais ampla de seus motivos pode até mesmo ajudá-lo a fazer mais pessoas acreditarem em você e no seu negócio. Se você vende sua motivação, você fornece algo único e especial e transforma em recursos para movimentar sua ação empreendedora.

 

Uma das principais características que podemos observar em pessoas que conseguem estruturar uma mentalidade empreendedora mais positiva é que elas apresentam algumas visões diferenciadas da maioria dos empreendedores, tais como:

  • visão de como será o negócio no futuro;
  • se permitem tomar decisões e implementam suas ações de maneira rápida e precisa;
  • fazem a diferença quando agregam valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.

 

Na visão de um empreendedor que possui uma mentalidade positiva, apresentar um nível de credibilidade superior a média e marcar suas passagens em função dos objetivos e suas conquistas ao longo da vida são fundamentais, por isso, não podemos esquecer de estarmos atentos às barreiras das crenças limitantes impostas por nossa cultura e sociedade.

 

Observe que o empreendedor que passa por algumas experiências geralmente começa algo novo com ou sem fins lucrativos, mas o resultado é o mesmo: gerar e agregar valor para a sociedade, seja por meio de produtos, serviços ou ações sociais.

 

Há um ditado americano que diz “é melhor pensar grande que pequeno”. O trabalho do empreendedor vai ser grande nos dois casos. Portanto, é melhor escolher a opção que possa trazer mais retorno.