Empreendedorismo na Enfermagem: a Importância do Marketing Digital

Empreendedorismo na Enfermagem: a Importância do Marketing Digital

Não há como pensar na enfermagem sem pensar no cuidado com o ser humano. Mas, esses profissionais podem ir além do trabalho dentro de instituições de saúde. Hoje em dia as portas estão abertas para o enfermeiro empreendedor, trazendo altos ganhos e possibilidades de atuação em distintas oportunidades (BONINI, 2019). Pensando nesta profissão, é plausível a constatação de que um enfermeiro hoje pode atuar em diversas áreas, dentre elas empreender. Conforme já citado por Bonini, um dos campos de capacitação do enfermeiro é a ciência de observar e tratar o paciente em sua integralidade, o que significa procurar enxergar além da doença. Na verdade, atuar na prevenção, o que faz com que muitas doenças possam ser evitadas, fazendo com que os pacientes tenham qualidade de vida.

 

Quando se fala em empreender, se fala em achar alguma oportunidade para atuar, certo de que os dias de hoje pedem prontidão para inovar a todo o momento. Além de poderem estar mais perto das pessoas que precisam de seus serviços, sendo benéfico para elas, também é muito bom para quem quer trabalhar por conta própria e quem, mesmo trabalhando para alguma empresa, quer ampliar seus ganhos. E, para quem opta por empreender, não pode esquecer de que o marketing digital é um aliado importante. Não dá para imaginar empreender sem essa valiosa ferramenta. É através das redes sociais que os enfermeiros empreendedores mostram seus trabalhos, por meio da produção de conteúdo para ganhar a confiança de seus clientes, aumentando assim a visibilidade midiática (BRAGA, 2021).

 

Um problema relatado por Bonini é que a enfermagem passa por muitos desafios quando o assunto é o empreendedorismo. segundo o autor por puro preconceito, influenciando negativamente na autonomia deste profissional. Não se pode esquecer de que o mundo do trabalho na contemporaneidade e a influência nele desempenhada pelos meios de produção e pela ciência, que cada vez mais avançam, e pelas relações sociais produzem nos profissionais a obrigação de ampliar os seus horizontes para além das capacidades técnicas relacionadas à profissão. Deste modo, a maneira como agem e convivem, sua forma de ver o mundo e seus valores, sua competência para empreender e diversificação na direção e solução de problemas são efetivos para se destacarem nessa nova forma que vem crescendo dentro do mundo do trabalho que é o empreendedorismo. Nesse cenário, a forma de atuar, o comprometimento e a satisfação com o trabalho prestado também geram a visibilidade dos enfermeiros empreendedores. Muitas das vezes, a identidade profissional é edificada e robustecida, nos dias de hoje, pelas mídias sociais, por isso é tão importante à aliança e investimento no marketing digital. O marketing digital tem como escopo espalhar as capacidades e as potencialidades das pessoas através da internet, atraindo e sustentando relacionamentos estáveis nos campos pessoal e profissional (MARQUES, 2022). O uso desta ferramenta requer planejamento, bem como a utilização de estratégias para o alcance de uma vantagem competitiva.

 

Como profissional da saúde, o enfermeiro, se quiser investir em um negócio, tem que se atualizar o tempo todo e se manter nas mídias sociais.  A concorrência é grande e, portanto, requer informação para sustentar a oferta de serviços diferençados. O profissional enfermeiro que resolve engrenar pela área do empreendedorismo precisa saber que terá que ir além do conhecimento pertinente a sua área, entender de gerenciamento e desenvolvimento (BRAGA, 2021). Mediante a isto, é necessário que as faculdades de enfermagem invistam nesse tema e capacitem estes profissionais para um mercado com amplas vertentes.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BONINI, A.; LIMA, S.; COCHILI, R. Empreendedorismo de negócios e Enfermagem: revisão integrativa. SÃO PAULO. 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003471672019000700321&script=sci_arttext&tlng=pt#B3>. Acesso em: julho, 2022.

 

BRAGA, Maria Nathaly de Oliveira Sousa et al. A enfermagem e o empreendedorismo: uma revisão narrativa sobre os desafios do enfermeiro empreendedor. Research, Society and Development, 2021.

 

MARQUES, Vasco. Marketing Digital de A a Z. Digital 360, 2022.

 

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X

Entrar em contato com a Equipe