A comunicação está entre uma das principais Soft Skills da próxima década e pode ser uma grande aliada na construção de relacionamentos saudáveis e eficazes, além de possibilitar a tradução das ideias para outras pessoas, natural influência e alcance dos objetivos pessoais e de trabalho.
Confira algumas falhas na comunicação e possíveis soluções, segundo Reinaldo Passadori (2016):
Erros Físicos
- Voz fraca – volume baixo, onde a voz é quase inaudível.
- Linearidade – a fala mantém um tom monocórdio, gerando sonolência e desatenção das pessoas.
- Dicção ruim – dificuldade de pronúncia, onde os sons não são claros e a compreensão fica prejudicada.
- Velocidade excessiva – onde a pessoa atropela as palavras, além de dificultar o entendimento das ideias.
- Velocidade lenta – ficamos impacientes, querendo ajudar a pessoa que está falando, também gerando desinteresse.
- Ausência de teatralização – ou seja, a pessoa que fala nada expressa além do conteúdo, e sabemos que tão ou mais importante do que o conteúdo é a forma de falar.
- Ausência de gestos – uma gesticulação adequada reforça o conteúdo da fala.
- Postura inadequada – pensando na posição dos pés, podemos fazer uma analogia com o relógio. Existe a posição “quinze para o meio-dia”, “meio-dia e quinze” e “dez para as duas”.
- Olhar perdido – o ideal é que se olhe nos olhos das pessoas, envolvendo-as plenamente.
- Aparência deselegante – um toque de classe, de sensibilidade, de bom senso e de bom gosto nunca é demais.
Erros Psicológicos
- Medo – medo de tudo, de ser malsucedido, de errar, de não ser compreendido, de falhar, de não conseguir dar o recado e de denegrir a sua própria imagem. A maioria desses medos são imaginários e não reais.
- Excesso de preocupação – existe um lado positivo na preocupação relacionado à preparação, ao planejamento e à organização do que iremos realizar.
- Baixa autoestima – há um pensamento muito famoso, atribuído a Henri Ford, que diz: “Se você acha que pode, ou se acha que não pode, em ambos os casos você está certo”.
Erros Técnicos
- Desorganização de ideias – toda apresentação deve ter uma estrutura, ou seja, um objetivo, um começo, um meio e um fim.
- Vícios de linguagem – ou seja, excesso de “nés”, “tás”, “certos”, “percebes”, “aaaa…” e “eee…”.
- Dificuldade de vocabulário – é até comum a pessoa querer dizer alguma coisa, ela tem a ideia na cabeça, mas não consegue encontrar rapidamente a palavra para externar esse pensamento.
- Inadequação no uso de recursos audiovisuais – transparências ou lâminas excessivamente carregadas, muitas informações de uma só vez, cores e contrastes de mau gosto, ilegibilidade e falta de clareza ou adequação em relação ao conteúdo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PASSANDORI, Reinaldo. Comunicação: principais problemas e suas correções. Pratika Contabilidade, 2016. Disponível em: <https://pratikacontabilidade.com/noticias/empresariais/2015/04/06/comunicacaoprincipais-problemas-e-suas-correcoes.html>. Acesso em 25 de agosto de 2022.
Post Views: 202