Vantagens da Diversidade e Inclusão nas Organizações

Atualmente, com a constante transformação cultural em que vivemos, está cada vez mais evidente a necessidade de desenvolver estratégias voltadas para a diversidade e inclusão nas organizações.

 

A consultoria McKinsey de 2015 mostra que empresas que valorizam e adotam essa estratégia, apresentam melhor performance financeira, são mais bem-sucedidas e, mesmo não sendo uma tarefa fácil, afirma que os benefícios são incontestáveis porque a diversificação tem a capacidade de atrair profissionais mais talentosos, aumentar a orientação para o cliente, a satisfação dos funcionários, além de melhorar as tomadas de decisão, levando a um círculo virtuoso de retornos crescentes.

 

Como aponta Ghemawat 2002, a década de 80 foi marcada por uma mudança de foco da área de estratégia quando passa a dar uma maior ênfase na competição e, nesse contexto, o termo vantagem competitiva torna-se mais frequente.

 

No módulo “Vantagem competitiva” da apostila do BBI of Chicago, Luiz Guilherme Priolli diz que vantagem competitiva é a visão estratégica onde a empresa pode performar melhor que seus competidores e está relacionada à criação de valor, conceito este que pode ser tratado de forma ampla, tomando-se a perspectiva de diferentes stakeholders e incluindo aspectos que afetam a sociedade.

 

Segundo o relatório da McKinsey 2017, as empresas começaram a perceber a diversidade e inclusão como fonte de vantagem competitiva e alavanca essencial para seu crescimento, o que reforça o estudo realizado pelo Hay Group no Brasil, publicado na revista “Harvard Business Review” em 2015 ao apontar que, onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas demais organizações, os funcionários são 17% mais engajados e dispostos a ir além de suas responsabilidades formais e que líderes e funcionários motivados possuem desempenho 50% maior do que os demais.

 

Para Priolli, o maior desafio para as organizações não é trabalhar essa vantagem competitiva, mas sim, conseguir mantê-la de maneira sustentável.

 

Diante do exposto e apesar da complexidade do tema, é notória a percepção dos benefícios da inclusão da estratégia de diversidade e inclusão nas organizações que, quando praticada e entendida como valor, assumem uma vantagem competitiva por meio da soma das diferenças que proporciona engajamento, redução de conflitos, igualdade de oportunidades, inovação, melhor performance e desenvolvimento organizacional sustentável.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Ghemawat, P. (2002). Competition and business strategy in historical perspective. Business History Review, 76(1), 37-74. doi: 10.2307/4127751

 

PRIOLLI, Luiz Guilherme. Vantagem Competitiva. Curso Gestão de Negócios com Foco em Competências Comportamentais, s.d.

 

A diversidade como alavanca de performance. Disponível em:  < https://www.mckinsey.com/business-functions/people-and-organizational-performance/our-insights/delivering-through-diversity/pt-br>. Acesso em: 18 jan. 2017

 

A diversidade como diferencial competitivo a favor dos negócios. Disponível em: < https://www.otempo.com.br/opiniao/rafael-dantas/a-diversidade-como-diferencial-competitivo-a-favor-dos-negocios-1.2123958>. Acesso em: 19 jan. 2019

 

A importância da Diversidade. Disponível em:  <https://www.mckinsey.com/business-functions/people-and-organizational-performance/our-insights/why-diversity-matters/pt-BR>. Acesso em: 01 jan. 2015