A negociação em momentos de crise

 

A importância da negociação se tornou extremamente notável devido aos impactos que a covid-19 causou em escala global, afetando todos os tipos de mercados e pessoas, além da questão psicológica e emocional. Com isso, no âmbito profissional, no cotidiano, foi se exigindo o desenvolvimento de novos processos e relações das empresas. Assim, notou-se a necessidade de uma boa negociação a fim de propor melhores soluções na crise.

 

No Brasil, a alta do dólar contribuiu com a dificuldade de importação e exportação, trazendo incertezas e escassez de alguns insumos. Nessas condições, é de extrema importância o domínio de técnicas de negociação, principalmente em questões de prazo e preço, em busca de que ambas as partes saiam ganhando. É necessário também realizar um planejamento a longo prazo, contando com imprevistos da situação, sabendo que ainda existem oscilações nos casos de covid-19 e óbitos, fazendo com que a população ainda sinta receio de voltar à normalidade e, consequentemente, viabilizar os negócios de forma frequente e constante.

 

Através da utilização do conceito ZOPA (Zona Ótima para um Possível Acordo) nas negociações, prezamos utilizar técnicas por princípio e não por barganha, fazer que as duas partes negociantes entrem num consenso em que o resultado positivo de ambas se perpetue. Ela também nos ensina a questão de princípios dentro da negociação, dessa maneira, estimulando que haja transparência nos detalhes a serem discutidos, além da compreensão pelas necessidades de todas as partes envolvidas e o dever de uma boa comunicação. Junto ao desenvolvimento da tecnologia, os novos métodos de trabalho, que foram impulsionados pelo momento global, sejam eles totalmente home office ou em modelo híbrido, fizeram com que as pessoas precisassem se adaptar. O modelo de reunião, por exemplo, em uma sala ou café acabou sendo substituído por vídeo chamada. Isso, em muitas situações, transformou o modo de atuar em uma negociação, tirando o principal foco em aparência e o colocando no aprimoramento da comunicação e aproximação perante as conversas, contribuindo com a viabilidade pelo fato de não ser necessário grandes deslocamentos para que se tenha o contato.

 

É possível concluir que algo tão importante no dia a dia, como a negociação, continua presente em diversos meios e, mesmo com a inserção das incertezas da pandemia, se tornou algo essencial devido à necessidade de se estar próximo e manter um bom relacionamento com os parceiros comerciais, mesmo através de meios tecnológicos. Também concluímos a importância do conceito ZOPA, pois é através dele que é possível ter a percepção do quanto está perto de se concretizar a negociação, havendo um comum acordo de que ambas as partes terão os seus interesses atendidos e, em consequência disso, que os acordos iniciados sejam vantajosos para todos.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

MEDICINA ONLINE. Entenda as vantagens da negociação online para fechar acordos. 19 de outubro de 2018. Disponível em: https://www.mediacaonline.com/blog/vantagens-da-negociacao-online-acordos/. Acesso em: 28/02/2022.

 

BLOG STRONG BUSINESS SCHOOL. Técnicas de Negociação para o Novo Normal. 28 de julho de 2023. Disponível em: https://strong.com.br/blog/tecnicas-de-negociacao-para-o-novo-normal/. Acesso em: 03/03/2022.

 

SILVA, Weverton; FARIA, Marina. Negociação empresarial em tempos de crise a luz os princípios de Harvard. 28 de maio de 2020. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/327879/negociacao-empresarial-em-tempos-de-crise. Acesso em: 03/03/2022.