Empreendedorismo Digital

Vivemos no mundo tecnológico, as pessoas gostam e apostam nas tecnologias para minimizar suas expectativas quanto ao seu consumo diário, semanal e mensal. A disputa no mercado empresarial é acirrada, ganha o empreendedor que souber inovar e agregar os seus clientes com novas abordagens para o marketing, proporcionando novos canais de comunicação com os consumidores.

 

O estudo sobre marketing e sua importância para as empresas possui a relevância de aumentar e fidelizar clientes através do Marketing online e offline, gerando assim ônus seguro para as empresas. Para tanto, é necessário os 4Ps que movem o marketing empresarial, identificando os fatores que poderão aumentar a credibilidade e a fidelidade por parte dos clientes novos e antigos. Diferenciando o Marketing tradicional e digital e detectando suas importâncias para o crescimento das empresas. Para tanto, é necessário os 4Ps: Produto, Preço, Praça, Promoção. O marketing empresarial em uma empresa é o local da inteligência competitiva e estratégia administrativa, onde os pontos fortes e fracos podem ser analisados para gerarem oportunidades ou soluções às ameaças da empresa.

 

O Marketing tradicional é o que comumente conhecemos, abrange desde grandes anúncios veiculados no horário nobre da TV (que custam milhões) a pequenos panfletos distribuídos nos semáforos (com um custo muito mais baixo e acessível à maioria das empresas), são o que a maioria das pessoas chamam de propagandas, geram um alto custo para as empresas. (KOTLER, 2010, p.35).

 

Quanto ao Marketing digital, a comunicação é feita no ambiente online (sites, blogs, redes sociais, mobile e outros meios digitais) com o objetivo de divulgar e/ou vender empresas, produtos ou serviços. O Marketing digital tem ganho cada vez mais espaço nas empresas por oferecer inúmeras vantagens, entre elas: a segmentação (possível criar mensagens diferentes para cada um dos públicos-alvo da empresa), grande alcance, rápido, mensurável, ajustável (ajusta ou remove para não perder ônus) e viralização (propagação pelos clientes). As empresas realizam publicações nas redes sociais, e-mail marketing, SMS marketing, publicidade em sites, Facebook e outros. (TURCHI 2016). O empreendedor deve combinar o marketing tradicional e digital, conseguindo reforçar a marca da empresa em diversos meios e atingir um público ainda maior, incluindo todas as classes sociais.

 

Segundo TURCHI (2016, p.36) os empresários e gestores devem abrir os olhos e expandir suas ações para garantir a satisfação dos clientes: não basta pensar em um bom processo comercial e em boas ações de marketing para garantir um cliente satisfeito, é preciso olhar a empresa como um todo. O marketing de relacionamento é a chave para a retenção de clientes, o que envolve o fornecimento de benefícios financeiros e sociais, bem como recursos estruturais que auxiliem os clientes. O comportamento do consumidor frente as tecnologias utilizadas pelas empresas levam ao aprimoramento do profissional de marketing, que buscará inovar frente às reais possibilidades dos consumidores (PÔNCIO, 2021). Normalmente, o marketing de uma empresa começa de modo tradicional, cartazes, carros de som, panfletos, anúncios e outras, visando atrair os clientes. Os preços pagos pelo marketing tradicional são caros, levando ao encarecimento dos produtos para que a empresa não perca no final. Aos poucos, a empresa se desperta para uma forma mais inovadora, que cativa sua clientela: o marketing digital, barato e acessível em tempos de altas tecnologias.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

PÔNCIO, Rafael José. As 5 teorias do comportamento do consumidor. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/as-5teorias-docomportamento-do-consumidor/104141/>. Acesso em: 16/12/2021.​

 

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

TURCHI, Sandra. Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2012.