A negociação estratégica é uma competência que se torna indispensável para o crescimento profissional, pois está presente em nosso dia a dia independente de qual seguimento e área de atuação. A negociação é o meio mais eficiente de se conseguir resolver um conflito de forma mutuamente satisfatória para ambas as partes, portanto muito mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Mas para que esse processo seja executado com eficiência, é necessário planejamento e técnicas específicas para que se atinja o objetivo sem que a outra parte saia prejudicada no acordo.
A negociação estratégica é uma ferramenta utilizada em situações mais complexas, focada em construir valor com o outro, por isso, antes de iniciá-la, é necessário buscar o equilíbrio entre os membros e encontrar o cenário ideal para que seja feita a negociação. Durante a preparação é fundamental escolher o ambiente, mapear todas as partes envolvidas e definir as necessidades de cada parte integrante na negociação. É fundamental que você tenha estruturado qual a sua necessidade e suas estratégias, para que tenha bons argumentos na execução da negociação e consiga fazer uma excelente proposta.
Na próxima etapa, a execução onde todas as estratégias já foram definidas, chega o momento em que as partes envolvidas se sentam à mesa para negociar, como diz LANG (2019): “Quando eu falo em execução costumo dizer que este é o marco mais importante da negociação. A execução nada mais é na verdade do que o momento de expor argumentos e levar os contra-argumentos formando um debate.” É nesse momento que se possibilita identificar se os objetivos serão atingidos ou se será necessário traçar outra estratégia. Vale lembrar que a ética e a empatia devem sempre prevalecer em uma negociação estratégica.
Agora que você já tem um vínculo com a outra parte, é o momento de fazer a proposta, ressaltando que a proposta deve ser muito bem estruturada, clara e objetiva, estar dentro da sua necessidade e que atenda a expectativa do seu interlocutor. Feita a proposta e todos estão de acordo, é hora do encerramento da negociação. A proposta de encerramento deve ser feita e assim as duas partes saem satisfeitas com a negociação.
A negociação é uma competência que pode fazer a diferença dentro de uma organização. Cada vez mais as empresas estão falando em relacionamentos, parcerias, fusões e traçar alianças estratégicas para manter a competitividade. A negociação é relacionamento, é comunicação, é resolução de conflitos e está presente não apenas quando firmam o acordo, mas também durante as implementações. Portanto, o profissional que possuir essa habilidade muito bem desenvolvida ganhará destaque no mundo empresarial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Lang, Negotiation Map – o Framework de Negociação que vem Revolucionando o Mercado, 2019.
Revista Acadêmica Augusto Guzzo
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/894